image
1

Source: Câmara Municipal de Lisboa

Os caixotes do lixo em Lisboa vão dar sinal quando estiveram cheios

Os caixotes do lixo em Lisboa vão dar sinal quando estiveram cheios

Esta tecnologia inteligente vai imprimir mais eficácia na recolha do lixo e na gestão dos recursos

O Município de Lisboa implementou a solução IoT para a gestão de recolha de resíduos urbanos, desenvolvida em conjunto pela PT Empresas e Compta. Os sensores inteligentes já estão em 1500 contêineres da cidade, enquanto o município planeja dobrar esse número no futuro próximo.

Esta solução ajudaria o município de Lisboa a conseguir obter poupanças, otimizar processos e melhorar a satisfação do dia-a-dia dos cidadãos. Isso também ajudaria a otimizar a alocação de recursos humanos, recursos materiais e, no limite, recursos financeiros. No fundo essa leitura de volumentaria permita a Câmara municipal de Lisboa otimizar o seu recurso de recolha.

A aplicação trabalha com um algoritmo matemático que, baseado em estatísticas, pode prever comportamentos de colocação de resíduos no circuito da recolha. Funciona integrado com os sensores de volumetria que se comunicam através de GPRS / M2M, e comunicam as leituras do nível de enchimento 3 vezes por dia. Com essa solução, as equipas do município podem monitorar os níveis de enchimento dos contêineres nos diversos pontes da cidade, podem responder efetivamente a picos inesperados e obter informação dos kilos de resíduos coletados por dia, semana e mês ou por tipo de contêiner.

Fonte: compta.pt

Newsletter

Back

Growing City

All

Smart City

All

Green City

All

Social City

All

New European Bauhaus

All

Interviews

All

ECP 2021 Winner TheMayorEU

Latest