image
1

Raul Castro, Source: Região de Leiria

Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Senhor Raul Castro: A nossa estratégia de modernização da cidade de Leiria assenta precisamente numa estratégia de preservação da nossa memória e do nosso património

Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Senhor Raul Castro: A nossa estratégia de modernização da cidade de Leiria assenta precisamente numa estratégia de preservação da nossa memória e do nosso património

"Creio que esta plataforma pode constituir uma excelente ponte para o diálogo e conhecimento de cidadãos de diferentes países da União Europeia."

O Senhor Raul Castro é o Presidente da Câmara Municipal de Leiria desde 2009. Como você consegue manter a confiança das pessoas?

Creio que, com o trabalho que desenvolvemos ao longo destes anos, não apenas eu mas toda a equipa que me apoia, conquistámos e consolidámos a confiança dos leirienses.

Defendo que os eleitos devem efetuar uma forte aposta no diálogo, transparência e abertura à participação da comunidade nas decisões com maior impacto no futuro do território. Só assim é possível conquistar e consolidar a confiança do eleitorado.

A Câmara de Leiria está entre os 10 municípios mais transparentes do país е é a primeira capital de distrito, surgindo na décima posição num universo de 308 municípios. Como você conseguiu atingir estes indicadores e resultados?

Julgo que fomos capazes de transmitir, ao longo destes anos, um conjunto de valores à equipa que dia a dia leva a bom porto a missão do Município de Leiria. Garantir a transparência nos processos de decisão é um dos pontos de honra do nosso código de ética.

Leiria oferece aos seus visitantes todo o tipo de atividades – culturais, desportivas, religiosas, passeios gastronômicos e muito mais. Conte-nos mais sobre as possibilidades de turismo em sua cidade.

Convido-vos a iniciarem uma visita ao concelho de Leiria no nosso esplêndido castelo, símbolo monumental da nossa história. Do palácio real é possível contemplar uma cidade que vos aguarda e desafia a um passeio pelas suas sinuosas ruas, praças, monumentos e museus.

Para conhecerem a história de Leiria e das suas gentes é imperioso visitar o Museu de Leiria, agora num espaço renovado, tal como o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, onde valorizamos a presença, ao longo dos séculos, de três importantes religiões em Leiria: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.

O Moinho do Papel, o Agromuseu Municipal D. Julinha, e o m|i|mo – museu da imagem em movimento completam um roteiro de uma cidade que aposta cada vez mais na cultura como marca diferenciadora.

Depois da visita à cidade, o convite é partir à descoberta das nossas tradições nas nossas freguesias e aldeias, onde temos para oferecer tradição, qualidade de vida e uma gastronomia de excelente qualidade.

Num roteiro pelo concelho é obrigatório visitar a praia do Pedrógão, que apresenta um triplo reconhecimento da qualidade, com as Bandeiras Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro.

Esta praia é uma autêntica 'ilha' entre o pinhal de Leiria e o Oceano Atlântico, que oferece um extenso areal, os benefícios do iodo, a Arte Xávega e sossego aos visitantes

Leiria é uma cidade que mistura influências medievais e modernas. Como você consegue preservar a história da sua cidade e no mesmo tempo modernizá-la?

A nossa estratégia de modernização da cidade de Leiria assenta precisamente numa estratégia de preservação da nossa memória e do nosso património.

Temos desenvolvido essa ação não só no campo cultural, com a renovação dos nossos espaços museológicos, mas também de todo o espaço público da cidade.

Estamos a desenvolver importantes investimentos na melhora da mobilidade e requalificação do espaço urbano, o que constitui um forte incentivo para o investimento privado na área da reabilitação de imóveis do centro histórico, que está a acontecer a um ritmo sem precedentes.

Estamos também a apostar na atração de investimento, talento e tecnologia, de que é exemplo a criação da Startup Leiria e o desenvolvimento de um centro de negócios, para atrair investimento na área da inovação e do digital.

O Município de Leiria aposta muito na juventude. A cidade está a realizar muitos projetos e programas para os jovens – a programa "Valoriza-te", o projeto Pensamento Computacional e muito mais. Conte-nos mais sobre o que você conseguiu alcançar até agora nessa direção e o que você planeia fazer?

A área da juventude é uma bandeira deste executivo. Não podemos projetar o futuro nem ambicionar vencer os desafios de um mundo globalizado sem recursos humanos com um elevado patamar de preparação.

Nesse sentido, requalificámos todo o nosso parque escolar ao mesmo tempo que investimos em projetos que marcam a diferença no processo formativo dos nossos jovens. Assumimos que a educação assume um papel decisivo para o nosso futuro coletivo e pretendemos que as novas gerações sejam as mais qualificadas de sempre.

Ambicionamos criar uma escola de valores, através da formação para a cidadania, promovendo a participação do aluno na vida pública, com estímulos ao debate de ideias, projetando a sua dimensão cívica e humana.

Por favor, compartilhe connosco alguns outros projetos interessantes ou boas práticas do seu município. Como você tenciona financiá-los?

Ainda que não seja percetível, está em curso uma verdadeira revolução neste concelho, que vai mudar decisivamente Leiria para melhor.

Posso enumerar alguns exemplos que dão a escala a essa mudança: a construção de um novo jardim às portas de Leiria já em marcha, a instalação da Loja do Cidadão no centro da cidade, a construção do Centro d'Artes Villa Portela, a construção de um Centro de Negócios no Topo Norte do Estádio, a requalificação do mercado Municipal, a requalificação do castelo de Leiria e construção de acessos mecânicos a este monumento, a construção do primeiro pavilhão desportivo inclusivo do país, o alargamento da rede de ciclovias, a requalificação das principais artérias da cidade, ou a criação de zonas industriais nas áreas menos desenvolvidas do concelho.

Para além destes investimentos, o Município de Leiria ambiciona lançar os alicerces para a criação de uma indústria na área cultural neste território à boleia da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. Acreditamos que o nosso projeto terá um impacto estrutural neste território e que a cultura se assumirá como marca identitária desta região.

Para a execução destes investimentos, o Município pretende aproveitar todas as oportunidades de financiamento concedido pela União Europeia, uma estratégia aliada a uma rigorosa gestão dos recursos ao dispor do Município, que nos permitiu, nos últimos nove anos, retirar o Município de uma situação de enorme fragilidade financeira.

Como o Senhor Presidente da Câmara Municipal encontra a ideia de uma plataforma unificada para todas as cidades europeias onde os cidadãos europeus podem obter informações sobre tudo o que acontece na União? Como essa plataforma pode ser útil para os seus projetos?

Creio que esta plataforma pode constituir uma excelente ponte para o diálogo e conhecimento de cidadãos de diferentes países da União Europeia.

Desejo que esta plataforma possa também constituir um espaço de partilha de boas práticas, com benefício das nossas comunidades.

Newsletter

Back

Growing City

All

Smart City

All

Green City

All

Social City

All

New European Bauhaus

All

Interviews

All

ECP 2021 Winner TheMayorEU

Latest